Matérias

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

Slide background

Especialista da coluna e suas deformidades

sobre coluna

Matérias

Viajar é o máximo, já o voo...Ficar muitas horas dentro do avião não é uma experiência das mais agradáveis. Assentos apertados, ar-condicionado forte, secura na pele e nas narinas são alguns dos desconfortos. Para você chegar em melhores condições em terra firme, veja os itens que não podem faltar na sua mala de mão. E boa viagem!

Viajar é o máximo, já o voo...Ficar muitas horas dentro do avião não é uma experiência das mais agradáveis. Assentos apertados, ar-condicionado forte, secura na pele e nas narinas são alguns dos desconfortos. Para você chegar em melhores condições em terra firme, veja os itens que não podem faltar na sua mala de mão. E boa viagem

Meias compressoras

De fato elas ajudam na circulação, evitando que as veias se dilatem e comprometam o funcionamento das válvulas. Além disso, auxiliam a prevenir a trombose, que pode ocorrer em voos de longa duração. Segundo o cirurgião vascular do Hospital Bandeirantes, João Gualberto Diniz Junior, não é indicado tomar aspirina a fim de evitar o problema. "É um medicamento de indicações específicas, com riscos e contra indicações. Portanto, só com recomendação médica. Pessoas com problemas de circulação devem consultar o médico antes da viagem, porque em alguns casos, pode haver prescrição de medicamentos", orienta.

Sapato confortável

Seus pés sempre vão inchar um pouco por conseqüência da variação de pressão dentro da cabine. Portanto sapatos confortáveis são essenciais e assim não é preciso ficar descalço durante o voo. "Para ativar a circulação das pernas, é recomendável se levantar e andar um pouco a cada 2 ou 3 horas. Também é prudente não ficar na mesma posição durante muito tempo", alerta o médico Alexandre Fogaça Cristante, ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Travesseiro de pescoço

O acessório pode ser uma alívio para quem não consegue encontrar posição para cochilar. O travesseiro preenche o espaço vazio entre a cabeça e a coluna, relaxando a musculatura e evitando o desconforto na cervical. Mas quando der a aquela levantadinha básica, aproveite para fazer alongamentos no pescoço, movimentando-o para os lados, para cima e para baixo.

Água

Muita gente evitar tomar água para não ir com frequência ao banheiro, mas isso é errado. É muito importante beber bastante líquido durante a viagem para que haja uma maior facilidade de circulação. Sem contar que a desidratação pode causar irritação, sonolência e redução da pressão arterial. A mesma recomendação, no entanto, não vale para as bebidas alcoólicas: o álcool diminui a capacidade de as células cerebrais utilizarem o oxigênio, que já está diminuído a bordo da aeronave.

Roupas confortáveis

Vestuário desconfortável limita a movimentação e calças apertadas impedem a circulação adequada, provocando inchaço, formigamento e dor. No caso de calças jeans, o tecido menos maleável pode levar à formação de vincos que funcionam como garrotes, impedindo a circulação atrás dos joelhos, na virilha e nas coxas. "Com roupas confortáveis, o passageiro mesmo sentado, pode e deve esticar as pernas e fazer exercícios de rotação com os pés, para cima e para baixo e em movimentos circulares", indica o ortopedista Alexandre Fogaça.

Hidratante, soro fisiológico e colírio

Com a baixa umidade e o ar-condicionado do avião, a pele perde água e resseca. Os olhos e as vias respiratórias também sofrem com a secura do ar. A solução é ter em mãos hidratantes, soro fisiológico no nariz e colírios à base de lágrimas artificiais, além de hidratantes labiais.

Remédios

Carregue remédios de uso contínuo num local de fácil acesso, como a sua nécessaire, e informe seus acompanhantes onde estão guardados. Caso tenha hipertensão ou diabetes, avise a equipe responsável pela viagem para que possam se preparar em caso de uma emergência. Se ficar longe de casa por um longo período, consulte seu médico. Outra dica é não tomar sedativos e calmantes para dormir, pois além de ser perigoso, sua locomoção será prejudicada em caso de emergência.

Chiclete

É comum ter a sensação de ouvido tapado por conta da diferença de pressão entre a cabine e o meio externo, principalmente, em pousos e decolagens. O problema pode ser facilmente resolvido com técnicas como beber água, engolir a saliva com frequência ou até mascar chiclete. Abrir e fechar a boca, simulando bocejos ou apertar o nariz e depois soprar são dois truques para reduzir essa sensação.

Malas de rodinha

Poupe sua coluna ao carregar malas pesadas e invista nas de rodinhas. Se tiver mala de mão, divida o peso em duas bolsas para não sobrecarregar. Mochila é ainda melhor para distribuir o peso nos dois lados do corpo, sendo que o volume não pode ultrapassar 5% do seu peso.

Casaco e lenços

O ar condicionado costuma ser bem gelado dentro do avião. Quando você estiver se espremendo na poltrona para tentar dormir, um casaco ou lenço no pescoço vai amenizar bastante o desconforto.

Fonte: MSN - Estilo de Vida

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

AACD - Hospital Abreu Sodré

Av. Prof. Ascendino Reis, 724
Moema - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04027-000

(11) 5576-0777

Hospital Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet, 115
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01308-050

Tel: (11) 3394-5007

Acesso rápido

Entenda sua doença

Tratamentos

Dicas

Matérias

Vídeos