Osteofitose aparece em pessoas acima do peso e com o passar dos anos
Dores nas costas são problemas recorrentes para muitas pessoas. Um dos incômodos que podem aparecer é o bico de papagaio. “Esse é o nome popular dado para a osteofitose projeções ósseas que se formam na coluna com artrose”, explica o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP e diretor da Sociedade Brasileira de Coluna (SBC), Alexandre Fogaça Cristante. Segundo o especialista, a artrose pode se desenvolver por dois motivos: idade avançada e secundário a alguma doença ou lesão que a pessoa tenha sofrido.
“A artrose pode estar relacionada com fatores como a idade, genética, excesso de peso, má postura, esforços repetitivos, entre outros”, comenta o médico. Uma boa forma de prevenção é a prática esportiva – sem impacto, preferencialmente. “Destacamos as modalidades dentro d’água, como a natação e a hidroginástica. O pilates e a musculação, sempre de forma supervisionada, também são adequados”, aponta.
Perder peso é fundamental para aliviar as dores e fortalecer a musculatura que sustenta o corpo e, principalmente, a coluna – chamada de core. “A melhora postural também é importante”, complementa. “ A prevenção depende da causa. Se for de origem inflamatória, deve-se combater o mais precoce possível. Os de origem mecânica podem ser evitados com atividades física”, diz o ortopedista Luiz Otávio Penteado, professor de ortopedia da UERJ e membro da SBC.
O tratamento da artrose e do bico de papagaio varia. Apenas um especialista pode avaliar e sugerir a melhor forma de cuidar do problema. Se estiver sentido dores, vá ao médico e suspenda qualquer tipo de atividade com muito impacto, como a corrida.
Fonte: Sua Corrida