Blog

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

A escoliose infantil é um problema razoavelmente comum que, se tiver identificação precoce por parte dos pais ou responsáveis, poderá ser revertida. Saiba como identificar e tratar o problema.

 

A escoliose infantil é um problema razoavelmente comum, podendo afetar crianças de até três anos. Todavia, se houver identificação precoce por parte dos pais ou responsáveis, a doença que causa encurvamento da coluna poderá ser revertida. Saiba como identificar e tratar o problema.

O que é?

A escoliose é um problema muito comum entre as crianças. Essa doença se refere ao desvio da coluna para esquerda ou para a direita. Muitas vezes, essa alteração acontece sem os pais perceberem, podendo causar futuros problemas na coluna. Afinal, se não houver um tratamento e a identificação precoce, o problema poderá evoluir para comprometimento nas funções respiratórias e surgimento de dores nas costas na fase adulta.

O tratamento para escoliose deve ser realizado o quanto antes. Apesar de não apresentar sintomas clínicos, a escoliose infantil pode ser identificada por meio do alinhamento dos ombros. Se um lado estiver mais caído que o outro, é possível que a criança sofra com a doença. Sendo assim, o paciente não consegue se manter completamente ereto.

O reconhecimento dessa má postura é fundamental para que haja uma investigação clínica. Nesse caso, o médico ortopedista especialista em coluna é o profissional incumbido de preconizar uma avaliação do paciente. 

Quanto mais cedo o problema for reconhecido, maiores serão as chances de um tratamento bem-sucedido. Porém, às vezes, a escoliose infantil não é percebida pelos responsáveis. Portanto, com o crescimento da criança, o agravamento da doença torna-se cada vez mais agudo. Os quadros de dor, principal sintoma da doença, começam a se intensificar no decorrer dos anos.

Os especialistas são enfáticos quanto à melhor forma de não sofrer com a escoliose. A prevenção é a melhor forma de combater esse desvio tridimensional da coluna vertebral. Comumente sua causa está associada à má postura e à funcionalidade. 

Em alguns casos, o problema pode ser originado de forma congênita, ou seja, no próprio nascimento do bebê. Isso ocorre em detrimento da formação incorreta de suas vértebras durante a gestação. Já a escoliose neuromuscular é causada a problemas inerentes ao sistema nervoso.

De forma geral, a disfunção pode ser observada na região torácica ou na lombar da coluna vertebral. O formato em “S” é latente nos casos de escoliose. 

Tipos de escoliose

A doença pode se manifestar das mais diversas formas e intensidades. Dá se o nome de escoliose infantil para a identificação do problema em crianças de até três anos de idade. Após essa idade, a doença pode ser avaliada como juvenil para crianças de até 10 anos. Na fase púbere, ou seja, dos 11 a 18 anos de idade, a doença se manifesta como escoliose adolescente.

Independentemente da idade, a doença pode ser classifica em três tipos, quanto sua intensidade: leve, média e grave.

Escoliose leve

No primeiro caso o tratamento para escoliose mais recomendado é o fisioterapêutico. Por meio de exercícios é possível reduzir as alterações causadas pela escoliose até o corpo alcançar a postura correta e se manter assim.

Escoliose de grau médio

Já a escoliose de grau médio requer mais cuidados, pois o paciente geralmente se utiliza de um colete para reparo da coluna. Somente o médico ortopedista especializado em coluna poderá recomendar esse tipo de tratamento. Além do acessório, sessões de fisioterapia também são indicadas para a recuperação.

Escoliose grave

Por fim, na escoliose grave, o paciente tende a ser submetido a um procedimento cirúrgico de correção. A operação geralmente ocorre entre os 10 e 12 anos de idade. A recuperação também deve ser concluída por meio da fisioterapia.

Diagnóstico

Após a suspeita da doença, baseada no alinhamento incorreto dos ombros, o ortopedista deve ser consultado. Para a identificação correta, o médico se utiliza de instrumentos topográficos, que visam a medição da assimetria nas escápulas e dos membros inferiores. 

Em seguida, o médico ortopedista especializado em coluna realiza o Teste de Adams, no qual a criança é condicionada a flexionar o tronco sem dobrar os joelhos. Por meio dessa avaliação é possível diagnosticar alguma anomalia na curvatura da região lombar ou dissimetrias do tronco.

Se mediante esses exames, ainda persistirem indagações quanto a escoliose infantil, a criança é submetida a exames de imagem, como radiografia, ressonância magnética e até testes neurológicos.

Tratamento

Como destacado acima, o tratamento para escoliose se dá por meio da fisioterapia. A técnica mais empregada é da Reeducação Postural Global (RPG), que contribui para diminuir o encurvamento da coluna. 

A utilização de coletes para correção também é comum, dependendo da gravidade da doença. Por sua vez, o procedimento cirúrgico só é recomendado quando o grau da escoliose for superior a 20 graus, inferior a 50 graus e ainda houver crescimento esperado. 

Realizando o tratamento correto, com bastante disciplina, é possível em boa porcentagem dos casos, impedir a progressão do caso e, assim, evitar futuros transtornos na saúde.

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

AACD - Hospital Abreu Sodré

Av. Prof. Ascendino Reis, 724
Moema - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04027-000

(11) 5576-0777

Hospital Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet, 115
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01308-050

Tel: (11) 3394-5007

Acesso rápido

Entenda sua doença

Tratamentos

Dicas

Matérias

Vídeos