Um dos problemas que mais acomete as costas é a hérnia de disco, uma lesão na região da coluna vertebral. A alteração surge quando o chamado disco vertebral sai do lugar e acaba comprimindo outras estruturas. Estudos indicam que a hérnia de disco acomete 15% da população mundial.
Um dos problemas que mais acomete as costas é a hérnia de disco, uma lesão na região da coluna vertebral. A alteração surge quando o chamado disco vertebral sai do lugar e acaba comprimindo outras estruturas. Estudos indicam que a hérnia de disco acomete 15% da população mundial.
Como ela surge?
Antes de compreender como o problema aparece, é preciso entender um pouco sobre a fisiologia da coluna vertebral. Essa estrutura é formada por discos cartilaginosos que ficam posicionados entre uma vértebra e outra. Eles são os responsáveis por amortecer o impacto do dia a dia e manter a posição ideal da coluna vertebral.
Quando, por algum motivo, esses discos saem do lugar, a hérnia de disco aparece.
Tipos de hérnia
Existem três tipos de hérnia na área da coluna, sendo elas:
Hérnia de disco protrusa: acontece quando um disco cartilaginoso fica mais largo que os outros, devido ao dano de algumas fibras. O líquido interno dos discos ainda permanece no lugar, mas pela estrutura estar mais larga, as paredes ficam sensíveis, causando a dor da hérnia;
Hérnia de disco extrusa: trata-se da hérnia que ocorre quando o disco se rompe, transbordando o líquido gelatinoso interno;
Hérnia de disco sequestrada: Acontece quando o disco se rompe e o líquido gelatinoso, ao invés de vazar para fora, vaza para dentro do canal da medula. É um dos tipos mais graves.
Além destes tipos de hérnia, vale destacar, existem outras categorias, como: a hérnia de disco torácica, que afeta o meio das costas; a hérnia de disco lombar, que age na parte inferior das costas; e a hérnia de disco cervical, que atinge a parte superior do pescoço. Todas elas partem do mesmo princípio: compressão dos discos da coluna.
Causas
O problema de hérnia de disco, ou hérnia de disco cervical acontece por vários fatores diferentes, sendo preciso ter atenção para evitar seu aparecimento. A idade favorece as hérnias, pois com o passar do tempo o envelhecimento dos discos (que também pode acontecer por doença degenerativa) contribui para seu aparecimento.
O sedentarismo também pode estar relacionado ao surgimento de uma hérnia de disco. A ausência de atividades físicas prejudica os músculos, atrofiando suas fibras e tornando-as mais fracas, gerando uma pressão exagerada sobre os discos.
Manter a postura da coluna vertebral sempre ereta colabora para que a hérnia não apareça. Corrigir a maneira de sentar, andar e de ficar parado pode ajudar na prevenção e evitar o surgimento do problema.
Por fim, outro fator que pode estar associado ao surgimento de uma hérnia de disco é o excesso de peso do paciente. Quanto mais acima do peso ele estiver, maior a chance dos discos se comprimirem fazendo com que o problema surja.
Praticar esportes de maneira inadequada também pode acarretar no surgimento da doença. Má postura, técnica errada, ou repetição excessiva de movimentos podem proporcionar um quadro capaz de gerar a compressão dos discos, causando dor nas costas e, até mesmo, outros problemas, como a lombalgia.
Sintomas
Entre os principais sintomas da hérnia de disco, vale ressaltar:
- dor nas costas;
- dor nos braços/pernas;
- dificuldade em levantar os braços ou movimentar o pescoço;
- sensação de formigamento e fraqueza nos membros.
Diagnóstico
A maneira mais simples de fazer um diagnóstico de hérnia de disco é procurando um médico ortopedista. O responsável pedirá exames de imagem, como a ressonância magnética ou a tomografia computadorizada, que mostrarão a situação do disco, revelando sua espessura e a localização do problema.
Tratamento
A hérnia de disco é uma patologia que possui cura. Um dos principais tratamentos fica por conta da fisioterapia, que ajuda no fortalecimento e no sumiço da dor causada pela alteração.
A musculação também pode ser recomendada pelo médico para fortalecer a região das costas. O objetivo é tirar a compressão dos discos e fazer com que a dor desapareça no caso da hérnia mais simples.
Nos casos mais complexos da doença, a cirurgia pode ser recomendada – nela o disco é removido e um material similar é colocado para fazer a mesma função.
Outras recomendações
A principal recomendação é evitar a automedicação, afinal, tomar remédio para as dores nas costas pode encobrir um problema grave. Fazer o uso de medicamentos gera uma melhora momentânea, mas o disco continuará sendo comprometido. A orientação é sempre procurar um médico que irá passar o tratamento adequado.