Blog

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43 - Bela Vista - São Paulo, SP

telefone(11) 2614-1325 / (11) 2614-1346

horarioSegunda a Sexta 07:00 - 18:00

A escoliose acontece por diversos motivos e as mulheres costumam ser mais acometidas pela alteração, que pode ser tratada adequadamente por um médico ortopedista especialista em coluna.

Dor nas costas é a queixa mais comum das pessoas que procuram um médico ortopedista especialista em coluna nos consultórios, e pode ser ocasionada por diversos motivos. Porém, uma patologia bastante comum e que acomete principalmente mulheres é a escoliose. Quem sofre com a escoliose geralmente apresenta curvatura lateral excessiva da coluna, que ocorre por conta de uma deformidade na coluna vertebral.

O que é

A finalidade da coluna vertebral é dar sustentação ao corpo, visto que ela vai do crânio até a pelve. Mediante isso, ela possui algumas curvaturas que são consideradas normais, mas no caso de pessoas que sofrem de escoliose, a coluna vertebral apresenta um encurvamento anormal no meio ou nos lados das costas. Essa deformidade faz com que, eventualmente, um dos ombros fique mais alto.

Estima-se que cerca de 3% da população apresente esse desalinhamento na coluna, chamado de curva simples quando é para direita ou esquerda; ou escoliose em S, quando existe uma curva dupla na coluna vertebral. Geralmente, a escoliose é bem visível.

A escoliose atinge principalmente as mulheres porque elas passam por mudanças hormonais como a menopausa e alterações como a osteoporose, que em paralelo enfraquecem mais os músculos e os ossos, podendo causar um desvio na coluna vertebral.

Tipos de escoliose

A escoliose está dividida em quatro tipos:

- Congênita: ocorre quando existe um problema na coluna vertebral logo na geração do feto no útero da mãe;

- Neuromuscular: a escoliose neuromuscular é causada por uma anomalia dos músculos ou nervos, gerando descontrole e fraqueza dos músculos em crianças.

- Sindrômica: a escoliose sindrômica que acontece associada a outras doenças como a síndrome de Marfan e a síndrome de Rett;

- Idiopática: é o tipo mais recorrente e acomete principalmente adolescentes do sexo feminino. Esse tipo não tem causa definida.

Diagnóstico

O diagnóstico precoce acaba sendo essencial para que o tratamento da doença seja eficaz. No consultório, o médico irá realizar um exame físico chamado Teste de Adams, que consiste em fazer o paciente se inclinar para frente. Com este movimento, o especialista conseguirá identificar se existe alguma irregularidade no contorno vertebral e avaliar se existe escoliose.

O médico ortopedista especialista em coluna poderá pedir exames complementares como raio-x, tomografia e ressonância magnética da coluna vertebral. Estes exames são de suma importância para mostrar o tipo e o grau da escoliose no paciente. 

Tratamento

O tratamento para escoliose, na maioria das vezes, é iniciado com sessões de fisioterapia e atividades físicas com acompanhamento profissional (musculação, alongamentos e, até mesmo, RPG). O uso de coletes ortopédicos também pode ser indicado pelo médico ortopedista especialista em coluna para minimizar a deformidade da coluna vertebral, principalmente em crianças que vivem a fase de crescimento.

Medicações também podem ser prescritas, pois podem ser úteis quando a escoliose causa dores das costas.

Já para casos de escoliose mais graves e elevadas, consideradas assim quando se tem inclinação de 40 a 50 graus, a intervenção cirúrgica é o tratamento mais recomendado e adequado. O procedimento cirúrgico pode reduzir em até 70% a curvatura da escoliose. Na cirurgia são usados ganchos, hastes e parafusos de aço ou titânio para ajudar a corrigir a deformidade, materiais indicados para este tipo de método. Porém, esse tratamento para escoliose será sempre avaliado caso a caso.

O procedimento cirúrgico apresenta algumas vantagens, as principais são: a redução da curvatura; o bloqueio da deformidade; a prevenção de problemas cardiorrespiratórios e neurológicos, sem contar que melhora a aparência estética e a qualidade de vida do paciente.

Por isso, estejam atentos aos sinais do corpo, principalmente as mulheres que são mais acometidas com a escoliose. Quanto antes identificado o problema, mais fácil e eficaz será o tratamento da doença.

Consultório - Bela Vista

Rua Dona Adma Jafet 74, conjunto 43
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP 01308-050

(11) 2614-1325
(11) 2614-1346

AACD - Hospital Abreu Sodré

Av. Prof. Ascendino Reis, 724
Moema - São Paulo, SP - Brasil
CEP: 04027-000

(11) 5576-0777

Hospital Sírio Libanês

Rua Dona Adma Jafet, 115
Bela Vista - São Paulo - SP
CEP: 01308-050

Tel: (11) 3394-5007

Acesso rápido

Entenda sua doença

Tratamentos

Dicas

Matérias

Vídeos