Algumas doenças e patologias são muito próximas e podem ser confundidas pelos pacientes. É o caso da osteopenia e da osteoporose. Muito comuns na velhice, a proximidade entre essas duas doenças, tanto pelos sintomas como pelos métodos de diagnóstico, pode fazer as pessoas erroneamente classificarem os problema. Aqui vamos explicar um pouco sobre a diferença entre elas.
A osteopenia é caracterizada pela perda leve de massa óssea, muito embora ela possa evoluir e se agravar, sendo chamada de osteoporose. Dessa forma, ela também pode ser entendida como o processo que leva a desenvolver osteoporose.
Sintomas
Como são doenças silenciosas, os sintomas mais comuns surgem quando a doença já causa dor excessiva ou fraturas, momento em que o paciente busca um médico e descobre estar com a doença. Em suma, a osteoporose causa dor quando há fraqueza e sensibilidade óssea, além de estar associada ao local com mais desgaste ou que sofreu fratura.
Diagnóstico
Basicamente o exame que pode detectar a presença delas é a densitometria óssea, que analisa se houve desgaste dos ossos.
Tratamento e prevenção
Tanto a osteopenia como a osteoporose são doenças desprovidas de cura, portanto o tratamento pretende prevenir o avanço e a piora dos sintomas. O médico pode prescrever medicamentos que melhoram a absorção de cálcio e vitamina d ou suplementos com esses nutrientes. É recomendando tomar sol, pode ser algo como 3 vezes por semana, de 10 a 15 minutos. O contato com os raios de sol permite absorver vitamina D.
Para prevenir o avanço das doenças, vale interromper hábitos que não são saudáveis, como alimentação ruim e sedentarismo, e substituir por uma alimentação balanceada e rica em cálcio e praticar exercícios, como caminhada ou natação. Tudo a partir de uma avaliação médica.