É muito comum ouvir pessoas se queixando de dor no pescoço ou na região cervical. Pois saiba que este é um dos problemas de saúde mais comuns da vida moderna. Até mesmo você que está lendo provavelmente já deve ter sofrido deste mal em algum momento da vida, chamado pelos médicos de Cervicalgia.
Objetivamente, o principal sintoma da cervicalgia é a dor na região do pescoço, ombro e cabeça, além da dificuldade em movimentar o pescoço e a sensação de peso nos ombros. Contudo, com a piora da doença, outros sintomas podem surgir, são eles: tontura, dor de cabeça, problemas para engolir, zumbido nos ouvidos e inclusive perda de equilíbrio.
Embora a dor seja principalmente na região da cervical, ela também pode irradiar para outras partes do corpo, como os membros superiores (braços e mãos), o que causa fraqueza e por vezes dormência e formigamento. Em casos mais complexos pode haver febre, vômitos e perda de peso associada à falta de apetite.
A presença de dor na cervical com diferentes sintomas pode estar associada a uma grande variedade de causas, como ficar muito tempo sentado e ter uma vida sedentária, estresse e até mesmo pegar muito peso na academia. Além destes fatores, outras doenças podem contribuir, como hérnia e osteoartrite cervicais.
Desta forma, ao menor sinal de dores no pescoço com outros sintomas, procure um médico, somente ele poderá avaliar com clareza e ajuda de exames o motivo dos sintomas.