É muito comum ouvir pessoas se queixando de dor no pescoço ou na região cervical. Pois saiba que este é um dos problemas de saúde mais comuns da vida moderna. Até mesmo você que está lendo provavelmente já deve ter sofrido deste mal em algum momento da vida, chamado pelos médicos de Cervicalgia.
Algumas doenças e patologias são muito próximas e podem ser confundidas pelos pacientes. É o caso da osteopenia e da osteoporose. Muito comuns na velhice, a proximidade entre essas duas doenças, tanto pelos sintomas como pelos métodos de diagnóstico, pode fazer as pessoas erroneamente classificarem os problema. Aqui vamos explicar um pouco sobre a diferença entre elas.
Considerada a segunda queixa mais comum nos consultórios médicos (perdendo apenas para a gripe comum), a lombalgia, popularmente classificada como "dor nas costas", é a dor na região lombar que atinge o local mais baixo da coluna, próximo da bacia. Mais de 80% da população mundial sofrerá em algum momento da vida com dor na coluna lombar, que pode ser até mesmo incapacitante. Em suma, existem dois tipos de lombalgia: a aguda e a crônica. A primeira tem duração menor, estimada de quatro a seis semanas, já a segunda pode durar mais de 12 semanas.
A hérnia de disco é muito comum no Brasil, com cerca de 2 milhões de casos por ano. Ela ocorre quando um dos discos intervertebrais, que tem a função de amortecer o impacto e evitar o contato direto entre as vértebras, se desloca. Ao sair do eixo, há compressão de nervos.
Os problemas de coluna podem estar presentes em qualquer fase da vida: seja por má postura, sedentarismo, desgaste de ossos e cartilagens, etc. Hoje listaremos os problemas de coluna mais comuns.