Campanha internacional criada em 2013 tem por objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da escoliose e alertar sobre a prevenção e a evolução da doença
Muitas pessoas dizem que o salto alto faz mal para a coluna vertebral da paciente, mas será que isso é verdade? Na verdade, o uso excessivo é que faz mal e não o seu uso esporádico. Mulheres que tendem a usar salto alto com uma frequência muito alta podem desenvolver alterações não só na coluna, mas também nos pés, nos joelhos e no quadril.
A hérnia de disco é muito comum no Brasil, com cerca de 2 milhões de casos por ano. Ela ocorre quando um dos discos intervertebrais, que tem a função de amortecer o impacto e evitar o contato direto entre as vértebras, se desloca. Ao sair do eixo, há compressão de nervos.
A coluna “travada” é o sinal de que a dor nas costas pode estar em uma fase aguda e intensa, tão forte a ponto de o paciente não conseguir se movimentar, sendo que os casos mais comuns estão associados a quadros nos quais o paciente, ao fazer força, acaba dobrando o tronco para frente, “travando” a coluna.
Muitos brasileiros sofrem com dor nas costas, porém, há como aliviar esse sintoma que pode limitar bastante as atividades diárias dos pacientes. Veja alguns exercícios que ajudam a fortalecer a coluna e aliviar a dor nas costas.