A hérnia de disco é muito comum no Brasil, com cerca de 2 milhões de casos por ano. Ela ocorre quando um dos discos intervertebrais, que tem a função de amortecer o impacto e evitar o contato direto entre as vértebras, se desloca. Ao sair do eixo, há compressão de nervos.
Muitos pacientes precisam de cirurgia para o tratamento da hérnia de disco, indicada quando não há melhora com o tratamento conservador. O Hospital das Clínicas de São Paulo começou a realizar uma cirurgia inédita no SUS para tratar a hérnia de disco localizada na região da coluna lombar de forma menos invasiva. A técnica inovadora faz com que o paciente possa receber alta no mesmo dia.
A cirurgia feita pelo HC é realizada por endoscopia, com uma incisão de 8 milímetros pelos quais passam os instrumentos que serão utilizados para retirar o disco intervertebral lesionado, durando apenas 30 minutos.
Na entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o Dr. Alexandre Fogaça explicou que neste tipo de cirurgia o paciente tem uma recuperação muito mais rápida, sendo liberado para retornar às atividades em até 15 dias. Outra vantagem da cirurgia por endoscopia é usar um afastador que não lesiona tanto os músculos que precisam ser deslocados para acessar o disco que será operado.
Confira a matéria na íntegra:
Dúvidas? Entre em contato ou agende sua consulta!
(11) 2614-1325
(11) 2614-1346