A artrose facetaria lombar é uma doença desafiadora, em geral está associada a outras patologias dos discos intervertebrais dificultando assim seu diagnóstico. Seu tratamento é controverso, porém a rizotomia ou neurólise facetaria é um dos procedimentos mais realizados nos EUA.
Os pacientes com distúrbios da coluna cervical podem ser inicialmente divididos com relação ao tipo de apresentação do quadro clínico e de sua dor: dor axial no pescoço, radiculopatia, mielopatia ou uma combinação de todos esses tipos.
Saúde e bem estar são preocupações cada vez mais freqüentes na sociedade moderna e a prática esportiva constitui um ponto fundamental nesta rotina. Ao longo do último século pudemos ver um grande crescimento na variedade de esportes e na quantidade de participantes. Esportes radicais e de impacto e mesmo as modalidades tradicionais ganham novos adeptos dia após dia e com isso o número de lesões relacionadas ao esporte também cresce.
O termo “espondilolistese” vem do grego “espôndilo” que significa vértebra adjacente e “olistesis” que significa escorregamento, ou seja, escorregamento de vértebra adjacente. Já o termo “espondilolise” refere-se apenas há um defeito na vértebra sem escorregamento. Este defeito pode ocorrer em diversas partes da vértebra, principalmente nos elementos posteriores. Pode ser uma lesão óssea propriamente dita como uma fratura da pars articulares ou dos pedículos ou pode ser uma alteração da conformação da vértebra como por exemplo uma deformidades das facetas articulares que permite o escorregamento de uma vértebra sobre a outra.